Tipos de cartão de visitas

Home » Blog » cartões de visita » Tipos de cartão de visitas

 

Se você é um profissional autônomo ou dono de empresa, já deve saber a importância de ter um cartão de visitas. Eles são uma pequena demonstração da alma do negócio, que ajuda na fidelização e captação de novos clientes. Mas, como deve ser esse cartão? Conheça melhor os diferentes tipos de cartão de visitas.

O cartão certo para o seu negócio – Tipos de cartão de visitas

O cartão de visitas não é apenas um pedaço de papel com seu número de telefone. Ele informa aos clientes sobre a sua empresa e como entrar em contato com ela. Justamente por ser pequeno, essas informações devem ser apresentadas de forma concisa e com design impecável. Você deve explorar ao máximo o potencial do cartão.

Para isso, é importante entender como o cartão deve se adequar à sua área de atuação. Existe um tipo de cartão ideal para cada negócio. Tudo isso depende do seu conhecimento sobre a identidade visual da sua empresa e a representação de elementos importantes, que passarão a mensagem certa.

Em resumo, você deve perguntar a si mesmo se o seu negócio deve passar uma imagem mais sóbria ou lúdica. Se o design adequado para você é minimalista e sério ou inclui ilustrações. Considere a psicologia das cores e qual delas alcança a reação desejada dos clientes. Entenda como fazer um cartão de visitas.

Grandes empresas – Tipos de cartão de visitas

Quando falamos de cartões de visitas de grandes empresas, na verdade, estamos falando dos cartões de visitas dos profissionais que trabalham nessas empresas. Uma grande empresa é dividida em diversos setores, com profissionais que precisam divulgar seu trabalho individual.

Leia também:  Inspiração: Modelos de Cartão de Visitas

Se você é um profissional que deseja ter seu próprio cartão de visitas, mas é atrelado a uma empresa, a regra nº 1 é reservar um espaço considerável do seu cartão para o logo da empresa. A seguir, você deverá incluir seu nome e cargo.

É importante seguir a identidade visual da empresa onde trabalha. Inspire-se no cartão dela, se houver algum, e de seus colegas também. Apesar disso, lembre-se de que o cartão de visitas que está elaborando é seu e precisa conter os seus dados, não os da empresa.

Pequenas empresas – Tipos de cartão de visitas

Pequenas empresas – Tipos de cartão de visitas

Diferente das grandes empresas, os cartões de visitas de pequenas empresas geralmente refletem o negócio como um todo. São encomendados pelos donos da empresa e, muitas vezes, estão disponíveis nos balcões do estabelecimento, se houver algum.

Nessa categoria estão lojas, salões de beleza, entre outros. Uma grande variedade de empresas se encaixam nessa categoria. O cartão de visitas de cada uma deve representar a individualidade do negócio e, por isso, podem ter os mais diversos estilos.

O design desse tipo de cartão deve informar visualmente a área de atuação da empresa. Pet shops e salões de beleza, por exemplo, permitem elementos visuais como ilustrações de animais e cabelos, respectivamente.

Outras empresas com um perfil mais “sério” exigem cartões igualmente mais sóbrios. Nesse caso, as fontes escolhidas e a paleta de cores podem ser de grande utilidade na hora de montar a identidade visual.

Freelancer – Tipos de cartão de visitas

Freelancer – Tipos de cartão de visitas

Cartões de visitas de profissionais autônomos devem ser um pouco diferentes daqueles usados por empresas. Um freelancer trabalha vendendo o próprio nome, de certa forma, e esse deve ser o foco do cartão.

Invista em um cartão que destaque o seu nome e o que você tem a oferecer. O seu cargo ou área de atuação devem estar bem claros. Esse cartão será seu companheiro por todos os congressos e eventos em que você divulgará o seu trabalho. Será parte da sua estratégia de networking e captação de clientes.

Leia também:  Descubra o Tamanho Ideal Para Seu Cartão de Visitas

Indústria criativa – Tipos de cartão de visitas

Indústria criativa – Tipos de cartão de visitas

Para você que trabalha na indústria criativa, seja como designer, tatuador, ilustrador, entre outros, o cartão de visitas tem maior liberdade. Você ainda pode seguir algumas das dicas para cartões de grandes ou pequenas empresas e freelancers, dependendo de qual categoria se encaixar. O diferencial é o foco criativo desse tipo de cartão.

Indústria criativa – Tipos de cartão de visitasIndústria criativa – Tipos de cartão de visitas

Aposte em um design que “dê uma palinha” do que você tem a oferecer aos clientes. Para designers, o cartão em si já funcionará como amostra. Inclua links para o seu portfólio. Além dos dados para contato, você tem a oportunidade de direcionar os seus clientes para o equivalente a um currículo na indústria criativa.

Redes sociais como Flickr, YouTube e Instagram podem ser muito úteis, assim como LinkedIn é para profissionais formais de outras áreas.

Internacional – Tipos de cartão de visitas

Internacional – Tipos de cartão de visitas

Por último, temos cartões específicos para empresas multinacionais ou profissionais que atuam internacionalmente. Como cartões de visitas têm como objetivo passar informações de contato, existem algumas diferenças entre cartões nacionais e internacionais.

Evite incluir texto demais. Todo o texto do cartão de visitas internacional deve ser facilmente compreendido por qualquer pessoa que pertença ao público-alvo. Por isso, ou o texto deve ser neutro e universal, como nomes próprios, números e e-mails, ou traduzido para todas os idiomas falados pelo público da empresa.

Inclua o logo da empresa e seu nome normalmente. O cargo também é essencial e deve estar escrito em mais de um idioma. Não inclua dados para contato inúteis internacionalmente, invista em e-mail, redes sociais e Skype. O telefone deve ter o código do Brasil (+55). Pode ser uma boa ideia substituir o endereço pelo país e cidade sede da empresa.

Seguindo essas dicas, não será um problema descobrir qual o tipo de cartão de visitas ideal para você e sua empresa.

Leave a Comment